Publicidade e Marketing (quase!) de A a Z

Marketing e Publicidade? Mas não é tudo a mesma coisa?

Vamos começar as publicações do blog com um pequeno questionamento: você sabe a diferença entre marketing e publicidade? Para muita gente, é basicamente a mesma coisa. Muitos trocam os conceitos entre essas profissões, colocando ambas no mesmo saco. A verdade é que a publicidade e marketing se completam, cada um à sua área e com um mesmo fim: vender um produto ou serviço ao público correto.

Primeiro de tudo, marketing é uma habilitação da área de administração, enquanto publicidade versa a área da comunicação social. O profissional de marketing é o responsável por criar estratégias que incentivem ou satisfaçam desejos de adquirir bens ou serviços do consumidor. É ele quem estuda as melhores possibilidades de preço, foco do produto e direciona o que o produto tem a oferecer para o melhor público-alvo possível. A publicidade é um dos braços do marketing, que funciona no que tange ao modo de divulgação, criatividade da mesma e técnicas sutis de convencimento para não espantar o target.

 

E falando em “target”, vamos falar um pouco dos termos mais famosos do dia-a-dia de um publicitário.

 

  • Auto-door: anúncio colocado em taxis.
  • Briefing: coleta de dados passada em documento ou reunião que possibilitam um estudo eficaz sobre a campanha e cria um roteiro de ação para encontrar a solução para o cliente.
  • Clipping: reunião de anúncios, notícias, etc sobre determinada campanha ou assunto.
  • Deadline: Prazo final para entrega de serviço em produção. Entendedores entenderão.
  • Freelancer: profissional autônomo.
  • Insight: Expressão que descreve uma descoberta ou uma ideia tida durante uma criação.
  • Job: trabalho ou serviço específico cooptado pela agência.
  • Layout: desenho ou esquema de site, anúncio, slide, etc.
  • Marca: Pode ser um nome, um sinal ou um design que identifique um produto ou empresa e assim o diferencie de todos os outros. Não confundir com logomarca, que se refere somente ao simbolo gráfico.

  • Nicho (de mercado): Um grupo menor que o segmento de mercado, definido, que possui características compartilhadas e está em busca de benefícios semelhantes.

  • Reposicionamento: Estilo de estratégia adotada quando se quer criar modificar a imagem existente a cerca de uma empresa ou produto. Requer um forte trabalho de divulgação e uma publicidade forte ao longo de um período.

  • Spot: anúncio ou abertura/encerramento com narração ou diálogo, efeitos sonoros e música de fundo. Usualmente veiculado em rádios.
  • Target: público-alvo a que se destina o produto ou anúncio.

Quem quiser conhecer mais (muito, muito mais) termos da área, indicamos o Blogcitário, e este dicionário que nos ajudaram na obtenção dos conceitos. E quem quiser entender melhor a diferença entre os profissionais de marketing e publicidade no dia a dia pode conferir os vídeos abaixo, produzidos pelo Guia do Estudante como parte da série “Na Real“, divulgado através do Youtube e com entrevistas com profissionais de diversas áreas. Confira aqui o programa sobre publicidade e aqui o programa sobre marketing.

Post por: João Marcelo e Fábio Arcanjo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s