O Hobbit: Campanhas inesperadas para uma jornada inesperada

Na sexta-feira passada (14/12), estreou “O Hobbit – Uma Jornada Inesperada”, primeiro filme da trilogia que adapta o livro homônimo do autor inglês J.R.R. Tolkien. O filme já possui um repertório muito fiel de fãs que só cresceu após o lançamento da trilogia O Senhor dos Anéis nos cinemas, o que deixa muita gente ávida por novidades relacionadas aos filmes.

 

Quando um filme é muito esperado, as campanhas em volta da película funcionam apenas para aumentar essa expectativa e o estúdio pouco precisa se empenhar para promover a estreia, correto? Errado. É aí que campanhas inovadoras precisam entrar para fidelizar ainda mais o público e crescer a interatividade com o lançamento cinematográfico.

 

No meio digital, a equipe de “O Hobbit” tomou iniciativas simples que promoviam o filme divulgando detalhes do making of. O diretor Peter Jackson gravou alguns vlogs mostrando a produção do primeiro longa-metragem, “Uma Jornada Inesperada”, deixando muito fã hobbit com os cabelos dos pés arrepiados.  O público pôde acompanhar o andamento das filmagens, curiosidades dos filmes e depoimentos dos atores praticamente em primeira mão por iniciativa do diretor. Confira um dos vídeos abaixo:

A divulgação continua sob a tutela do departamento da Warner Bros. Inspirado nas comidas que permeiam as obras de Tolkien, foi criado um hotsite especial trazendo receitas variadas para o público experimentar em casa. O personagem Bombur, o mais gordo e comilão dos anões, foi amplamente utilizado nesta campanha. O hotsite conta com conteúdos colaborativos do público, que pode enviar suas próprias receitas, votar nas favoritas e postá-las nas redes sociais.

Outro conteúdo interativo criado para divulgar “O Hobbit” com engajamento na web foi a possibilidade de personalizar o fim do trailer oficial com diversas cenas à sua escolha.

Para completar, a Air New Zealand criou em parceria com a Warner Bros. uma campanha com o briefing de segurança dos aviões aos moldes da Terra-Média. O vídeo, de pouco mais de cinco minutos, passa as normas para um voo seguro e promove o turismo na Nova Zelândia, locação das filmagens d’O Hobbit, além de ter viralizado na internet e se tornado um hit em poucos dias de divulgação.

Poucos dias após a estreia do Hobbit, podemos dizer que a expectativa ficou lá em cima com tanto material lançado. Agora, depende do ponto de vista de cada espectador se essas expectativas foram correspondidas ou superadas.


Post por: João Marcelo

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