Publicidade na web: recuse imitações

As famosas sandálias brasileiras Havaianas são conhecidas por divertidos comerciais exibidos na televisão. Mas com a internet, é possível perceber o maior investimento por parte desta e também de outras empresas nacionais na publicidade digital, seja por meio de vídeos, virais, redes sociais, anúncios online e tantos outros artifícios que proporcionem a inserção da marca nesse novo cenário. Para lançar o modelo comemorativo de cinquenta anos da sandália, o vídeo acima, publicado pelo canal da Havaianas no Youtube em junho de 2012, alcançou mais 60mil exibições no site e mais de 500 compartilhamentos na página do Facebook.  

Entretanto, outra opinião é proposta pelos relatórios mensais do projeto Inter-Meios, coordenado desde 1990 pelo portal de Meio&Mensagem, em parceria com mais de trezentos e cinquenta  veículos grupos de comunicação brasileiros, para levantar os valores de investimento em publicidade no país. O estudo nacional apontou que ao contrário do que foi dito pelos franceses, o posto de quinto maior mercado publicitário será ocupado pelos brasileiros já em 2013.

Este exemplo serve para ilustrar esta nova perspectiva no cenário brasileiro, no qual os profissionais de comunicação reconhecem o uso da internet como algo essencial para a promoção de uma empresa. De acordo com um estudo realizado pela ZenithOptimedia, agência que faz parte do grupo francês Publicis, o Brasil vai se tornar o quinto maior mercado mundial da indústria mundial da publicidade em 2014, alcançando US$ 22,2 bilhões em 2014, ultrapassando os US$ 21,9 bilhões do Reino Unido.Em 2012, ainda segundo a pesquisa, a preferência dos anunciantes era liderada pela televisão, seguida dos jornais impressos e em terceiro lugar, a internet.  Entretanto, a agência prevê que em 2013 a internet se consolidará como a segunda maior mídia de interesse dos publicitários. Algo realmente está mudando.  

A pesquisa leva em consideração desde vídeos e banners em portais noticiosos aos anúncios no Youtube. Apesar da abrangência, ferramentas estratégicas de marketing como os links patrocinados e o e-mail marketing não abarcadas pela análise. No primeiro semestre de 2012 houve um crescimento de 18% no investimento do brasileiro com publicidade digital, se comparado com o mesmo período do ano anterior, somando um valor de R$738,9 milhões de anúncios em sites.

Os relatórios do Inter-meios são produzidos mensalmente e o acesso a eles é gratuito, pelo site do projeto. É importante ressaltar que a análise diz respeito ao investimento em publicidade nos âmbitos nacional e regional e em todos os tipos de veículo: internet, impresso, TV, rádio, cinema etc. Para quem se interessa, vale comparar os resultados da internet com outros meios.

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