A fórmula perfeita de um marketing bem executado

Um público completamente apaixonado pelo produto em questão, autointitulados – orgulhosamente, diga-se de passagem – de loucos. Uma excelente equipe de produção, desde o planejamento até a execução em si. Uma ideia iluminada. Uma campanha crossmedia. E eis a fórmula para uma das melhores e mais bem executadas campanhas de Marketing do ano de 2012.

Foi logo no finalzinho do ano. O Corinthians – calma, o Blog continua sendo sobre marketing e publicidade digitais! – clube de futebol da capital paulista e dono da segunda maior torcida do Brasil voava para o Japão para a disputa do Mundial Interclubes. E no Brasil, a Brahma iniciava a campanha “Gavião Louco”, com a ideia de aproximar torcida e jogadores e fazer com que os jogadores corinthianos sentissem o calor do “bando de loucos”, como são chamados os adeptos do clube.

A campanha se utilizou de duas mídias, o Facebook e o Youtube, sendo composta de dois vídeos na segunda plataforma e um aplicativo e intensa divulgação na primeira (se utilizando da página oficial do Corinthians e da página BrahmaTimão, cujos públicos são de mais de 3 milhões e mais de 1 milhão e 400 mil pessoas, respectivamente). A participação do Corinthians no Mundial começava no dia 12 de dezembro e dois dias antes a Brahma deu o start na sua campanha, com o lançamento do primeiro vídeo.

O vídeo era ao mesmo tempo uma apresentação e uma convocação. Apresentou o gavião, peça principal da campanha, e o objetivo principal: o de levar uma mensagem escrita pelos torcedores aos jogadores, durante um treino realizado no Japão. A mensagem seria enviada pelo Gavião Louco, que vive dentro do Centro de Treinamentos do Corinthians e é conhecido pela torcida. Após a explicação de como a ideia seria executada, o vídeo mostra a participação dos torcedores nas ruas de São Paulo, sendo convocados a escreverem suas mensagens. No linguajar tipicamente paulistano, o torcedor pergunta se não é algum “caô”, mas todos deixam suas mensagens. Finalizando, a Brahma convoca você, torcedor de qualquer lugar do país a escrever a sua mensagem pelo Facebook (dentro da página, em um aplicativo simples você poderia deixar sua mensagem).

O Corinthians estreou no Mundial e garantiu a sua vaga na final com uma vitória apertada, por um a zero sobre o Al Alhy, do Egito. O triunfo garantiu a vaga do time na final da competição, que foi realizada no domingo seguinte, dia 16 de dezembro. E foi no sábado à noite (aqui no Brasil), a poucas horas do jogo, que a Brahma lançou a cartada final: o segundo vídeo da campanha.

Às vésperas da final de um dos campeonatos mais importantes do ano para o clube o vídeo foi não só uma mensagem aos jogadores, mas também aos torcedores. Após mais de 8.000 mensagens enviadas, era chegado o grande momento do gavião voar, sem medo do leão londrino (referência ao símbolo do Chelsea, adversário do Corinthians naquela final). A campanha é um sucesso não somente com os apaixonados pelo Corinthians, mas arrepia qualquer pessoa que seja apaixonada pelo esporte: um verdadeiro gol de placa!

Na sequência, o Corinthians se sagrou campeão mundial, ambas as páginas – da Brahma e do Corinthians – tiveram uma repercussão boa e somados os vídeos hoje superam os 200 mil acessos. Com a campanha do Gavião Louco a Brahma provou duas coisas: primeiro, que investir no marketing esportivo num país como o Brasil, em que o esporte mais do que uma paixão é uma loucura, é uma excelente tacada. Segundo – e mais importante – se seu público é louco, saia do comum e arrisque-se com uma campanha à sua altura. O vôo alto do gavião é a prova de que sair do comum nas campanhas pode valer muito a pena.

Post por Fábio Arcanjo

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