Publicidade, vlogs, podcasts e jovens nerds

Os vlogs e podcasts vieram para ficar. A produção de conteúdo nesses formatos está se ampliando, cada um à sua maneira e em sua plataforma. No YouTube, canais de vlogueiros fazem da rede social um lugar divertido para publicar sobre cotidiano, novidades do cinema ou comentar assuntos nostálgicos. No iTunes, o podcast serve como uma extensão do conteúdo e da linha editorial de determinado site ou blog, que aproxima-se mais com seu público através de um formato mobile nesse mundo totalmente conectado.

Conjecturas à parte é preciso ter em mente que um vlogueiro ou apresentador de podcast precisa garantir “o leite das crianças” (e o seu próprio).  E aí entram os anúncios, os famosos “recados patrocinados”. Marcas aproveitam o conteúdo para patrocinar um programa ou um trecho do mesmo com temática que agregue valor ao anúncio. O patrocínio oferecerá um produto ou serviço a ser anunciado pelo programa e cabe ao apresentador (ou às discussões no briefing) bolar um método que não incomode sua audiência, gere conteúdo e passe o recado, deixando blogueiro e cliente felizes da vida.

Antes de entrar no case desse post, levantemos um questionamento: é legal quando você está ouvindo um podcast e do nada seu apresentador anuncia o produto e/ou marca patrocinadora? Provavelmente não. O sentimento é quase idêntico ao dos pedestres de uma avenida comercial movimentada. Sabe aqueles animadores com megafones que anunciam as ofertas em frente às lojas? Então, é bem por aí.

Pensando nisso, a galera do Jovem Nerd costuma anunciar para seus clientes mesclando a publicidade no conteúdo da atração. O Grupo Jovem Nerd é composto pelo site O Jovem Nerd, a loja de e-commerce Nerdstore, os vlogs NerdOffice e NerdPlayer e o famoso podcast Nerdcast. Em suas atrações, os nerds anunciam de maneira criativa e fidelizam cada vez mais o público e a clientela. Vamos aos exemplos:

No episódio s02e38 do NerdOffice, os apresentadores Alexandre Ottoni (Jovem Nerd) e Deive Pazos (Azaghâl, o anão) divulgam uma loja de colecionáveis que, diga-se de passagem, atolou o escritório nerd com produtos para anunciarem. Os dois questionaram como anunciar as armas de espuma Nerf sem que o programa ficasse chato e ainda divertisse seu público e pensaram “por que não um curta-metragem de ação?”. O bom é que os dois nerds são bem sinceros e falam isso abertamente no vlog para todo mundo ver.

– assistir a partir do minuto 07:22 –

E no Nerdcast, o site possui episódios especiais de histórias de RPG: os participantes jogam uma partida de role-play e gravam via Skype; a partida é editada, sonorizada e transformada no episódio do podcast. “Ah, e agora? Como eles encaixam a publicidade do patrocinador em um episódio que o clima é medieval, com jogo de RPG, dados, dragões e cavaleiros?”.

Simples (ou não). O dublador Guilherme Briggs interpreta um mensageiro do reino da estória, declamando para o povo as “boas novas”.

– ouvir a partir do minuto 32:39 –
NERDCAST 341

Formas criativas de anunciar e que geram conteúdo relevante. Se o exemplo do formato for seguido, talvez vlogs e podcasts no estilo “encarte de supermercado” se reinventem. O público segue aquilo que lhe é vantajoso, e anunciar por anunciar é um grito no vento.
E ainda tentam fazer bullying com os nerds…

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