Playstation 4: interativo e virtual até na campanha

Há duas semanas e meia, a Sony apresentava ao mundo o Playstation 4, seu videogame para a nova geração de consoles. Nosso foco aqui, porém, não vai ser o videogame ou os games apresentados no último dia 20. Falaremos sobre a campanha de lançamento feita pela Sony para promover a Playstation Meeting, evento no qual foram apresentadas as especificações técnicas e alguns vídeos do console.

Para deixar os gamers e críticos da área empolgados para o grande dia, a Sony se utilizou basicamente de duas ferramentas: o Youtube como portal para os vídeos e suas mídias sociais como difusoras do mesmo. A campanha se iniciou no dia 31/01, quando a Sony lançou ao mundo esse teaser, que não diz muita coisa e apenas anuncia a data chave: 20/02.

A partir daí, o mundo explodiu em boatos e comentários a cerca da data e do que ela poderia significar. Então ainda não se tinha certeza de que marcaria o lançamento do PS4 – nem que o videogame teria esse nome – e com esse simples vídeo a Sony conseguiu o que queria: espalhar a informação sobre o evento. Hoje, o vídeo possui mais de 7 milhões de views. No Facebook, uma imagem simples (confira aqui) divulgou o evento e teve mais de 5 mil curtidas e mais de mil compartilhamentos.

Com um espaço de 20 dias para trabalhar, a Sony continuou provocando o mundo dos games com vídeos e divulgações nas redes sociais. Na sequência, veio a série “Evolution of Playstation” (Evolução do Playstation), composta por 5 vídeos lançados nos cinco dias que antecederam ao evento de lançamento do novo videogame da marca. Nesses vídeos, a Sony remonta ao princípio de sua história no mundo dos games, com o lançamento do Playstation 1 e a evolução que veio em seguida, com a segunda e terceira versões do console. Nos outros dois vídeos, a Sony aproveita para relembrar que o videogame e a marca Playstation tem uma passagem pelo portátil e encerra apresentando a evolução dos games nas plataformas. O último vídeo, legendado em português, pode ser conferido abaixo:

A campanha foi um duplo sucesso: primeiro, os cinco vídeos somados obtiveram quase 3 milhões de visualizações. Isso ajudou a fortalecer a marca Playstation e, mais importante, numa época em que o console perde espaço de mercado para o principal concorrente, o Xbox, da Microsoft. O segundo sucesso foi a promoção gerada em torno do Playstation Meeting. O evento foi assistido ao vivo através do stream disponibilizado pela Sony por mais de 800 mil pessoas simultaneamente, um expressivo resultado.

A campanha continuou após o lançamento do videogame, com a disponibilização do vídeo da conferência no Youtube. Outro sucesso: hoje, já são mais de 1 milhão de views para esse vídeo. Outro vídeo, lançado no mesmo dia da conferência resumiu as novidades anunciadas em menos de dois minutos e hoje já soma 26 milhões de views (confira esse vídeo abaixo).

Outros vídeos foram e seguem sendo lançados no canal oficial do Playstation, bem como divulgados no Facebook e Twitter oficiais do videogame, com viralização quase que imediata. Para o mundo ficou mais um exemplo de campanha bem conduzida e, em sua essência, digital. E fica também a expectativa: o que a Microsoft vai aprontar para lançar seu próximo videogame? Já estamos esperando!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s